sábado, 3 de julho de 2010

Paulo Freire - Karl Marx (subtitled)

Independentemente do que se pense desta junção de influências (e de cada um dos influentes), é bom relembrá-la, num tempo em que volta a haver muita intolerância... entre sectores sociais que se julgam detentores únicos da verdade.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

MORTE AO MENSAGEIRO

A ERC critica a imprensa regional da Madeira, condicionada pelo governo local. Jardim responde, defendendo a extinção da ERC, que é absolutamente dispensável.
Quando o mensageiro traz más notícias, só há um remédio: mandar enforcá-lo.

QUANDO ACABA A BAGUNÇA?

Noticiam os jornais que a Parque Expo pagou 1,56 milhões de euros em prémios ilegais a administradores.
Fazem o favor de me dizer quando acabam estes assaltos ao bolso do Zé pagante? E quando é que esta gente é devidamente responsabilizada?

EU NÃO DIRIA MELHOR

Cavaco Silva aposta na competitividade das empresas para diminuir o desemprego. Eu não diria melhor.

VAMOS ÀS MEIAS

E lá vamos às meias-finais, com o Fucile e o Máxi Pereira, que aviaram, com muito esforço dos penáltis, os rapazes do Gana.

AGORA, O DUNGA

O Queiroz está perdoado, pois o Dunga, com todas as estrelas, inclauindo Kaká, também foi à vida. E a vida está difícil, como se comprova.

É A CRISE, É A CRISE

"Belmiro vai vender roupas no Médio Oriente", titulava hoje, na 1.ª pagina, o DN.
Montará tenda no souk ou percorrerá o deserto, com o seu camelo carregado, de oásis em oásis? A crise quando chega toca a todos...

Golden Share e o Socialismo

Ao contrário de muitos comentadores da nossa praça, que continuam a servir objectivamente os interesses do capitalismo sem pátria (este dito parece arcaico na nossa falinha mole moderna, mas é mesmo assim), mesmo quando são inteligentes e argutos na argumentação, não me comove nada que o Estado exerça o seu poder. Com atitudes como a do Governo português com o veto na PT, o Estado não está a exorbitar: está a ser Estado.
Não me comovem nada interesses de lucro de accionistas. Interessa-me mais, muito mais, o interesse nacional.
Gostei ainda do directo, incisivo, artigo de José Sócratres no "Público" de ontem, contrastando com as litanias neoliberais. É de Estado e de defesa do interesse nacional que precisamos. Não creio que no plano jurídico realmente haja qualquer problema em o Estado exercer os seus direitos. Apesar da nuvem de fumo neoliberal excomungar o Estado que não seja um tímido parceiro, mas pagador das asneiras dos especuladores. Contudo arrisco: se a legislação (mesmo a europeia) não permitisse (provavelmente na sua versão interpretada apenas: e esperemos que haja bom senso hermenêutico) uma tal defesa, não competiria ao Estado lutar por que esse espaço de manobra voltasse a ser seu? Designadamente ao nível doutrinal, para logo se tornar jurisprudência? Ou será que o mega-Estado Europeu é apenas guarda-nocturno dos interesses do capitalismo sem freio, deixando, para mais em tempo de crise, os Estados nacionais de pés e mãos atados? Ser socialista é defender o interesse público, e não o meramente egoístico da sede de lucro imediatista. E esta medida de Sócrates foi, claramente, digna de quem é socialista.
Finalmente uma nota linguística: é uma vergonha que ainda usemos nomes como "Golden share", em clara subserviência ao imperialismo linguístico. É que as palavras moldam as mentalidades.

FOTO DO DIA


Plataforma de observação nos Alpes Bávaros, a 2033 metros de altitude, a inaugurar a 4 de Julho
(Paris Match)

APOIANTES DO MUNDIAL

África do Sul

(Paris Match)

CARTOONS


Flexibilidade laboral
(Eneko, 20 Minutos)

EFEMÉRIDES

Neste dia, em

- 1566, morre Michel de Nostradame ou Miguel de Nostradama, conhecido como Nostradamus, médico, alquimista e autor de inúmeras profecias que chegaram até aos nossos dias
- 1932, morre (ganhe fôlego) Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gonzaga Xavier de Assis Eugénio de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha, mais conhecido como D. Manuel II, rei de Portugal
- 1977, morre Vladmir Nabokov, escritor nascido na Rússia, naturalizado americano, autor do controverso Lolita (não leu?, pois devia)

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ÁFRICA - VIDA ANIMAL


Leão ao vento
(A: Nick Brandt)

AGORA SÃO OS CUBANOS DE BRUXELAS

A Comissão Europeia pediu esclarecimentos sobre o montante dos prejuízos estimados para a calamidade da Madeira ocorrida há meses. Só faltava que os cubanos de Bruxelas cortassem umas fatias ao bolo do tio Alberto João...

MACHISTA!

Cavaco diz não ser bom cozinheiro. Como eu o entendo! Contudo, eu que também não ía além do ovo estralado e do aquecimento do leite (no fogão, que à data não havia microcondas), não tive a lata de oferecer à minha mulher um livro de cozinha, para que ela me "preparasse bons sabores". Ah!, também gosto de jaquinzinhos. Afinal, temos muito em comum.

NEGÓCIOS

O governo usou a golden share para chumbar a venda da Vivo à Telefónica.
Mau negócio, digo eu, já que a maioria dos accionistas da PT queria vender (o prémio era razovável e o cacau escasseia). Que o diga o BES, que estava vendedor e aqueles dinheiros deviam fazer-lhe um jeitão. A golden share parece só ter sido utilizada após conhecimento do resultado da votação em Assembleia Geral, o que levanta algumas dúvidas sobtre o seu uso. E parece que os Estatutos da PT não prevêem a utilização daquela participação em casos como este. Acresce que Bruxelas não vê com bons olhos a dita golden share. Vamos ter uma batalha jurídica? E quem vai ganhar? Alguma coisa não me soa bem.
E não me admiro mesmo nada se, independentemente do recurso às impugnações a que a Telefónica vai recorrer, esta lançar uma OPA sobre a PT, o que me parece bem provável. E aí, não sei quem vai ganhar/perder no negócio. Aguardemos.

BOM NOVO (MEIO) ANO

Hoje, por falta de tempo, não há efemérides.
É só para recordar que hoje começa o segundo meio ano de 2010, com novos impostos: IVA e IRS, entre outros.
Não, as SCUTs só para o ano. E até lá, muitas hipóteses vão ser colocadas sobre a mesa, cada uma delas mais estrambólica que a anterior. Sugestão: que todas sejam pagas, por todos os que nelas circularem, com redução das tarifas de acordo com o seu perfil e alternativas, até melhores dias.

terça-feira, 29 de junho de 2010

AINDA O MUNDIAL

O professor Queiroz devia ter remorsos por ser responsável pelo sofrimento de que os esforçados rapazes do senhor Kim Jong-Il vão ser objecto por terem ido provavelmente parar às minas de carvão ou aos campos de trabalho/reeducação. Valeu a pena infringir um vexame daquela natureza?
É verdade: o Ronaldo alinhou contra a Espanha?

FINITO

Acabou-se. Os nossos rapazes regressam a casa.
A Espanha mereceu o resultado e o Eduardo foi, no meu entender, o melhor jogador português.

MUNDIAL- 3

O Cardozo, que desta vez não falhou contra os japoneses, segue em frente.
De regresso a Portugal, vai reclamar aumento de vencimento ao Luís Filipe Vieira.

MUNDIAL 2

Está quase. Não vi o autocarro da selecção sair do hotel. E não gravei. Tenho que me penitenciar por esta falha.
De qualquer modo, vamos a eles que até os comemos...

MUNDIAL

Os rapazes do professor Queiroz vão defrontar, mais loguinho, a equipa de nuestros hermanos (como diz?). Sendo um homem de fé, como sou, arrisco o 2-1 a favor da nossa rapaziada, com os "nossos" golos da autoria do Simão (de livre, não deixem o Ronaldo marcar!) e do Meireles. Vale?

GAITA!

Até aqui, nunca declarei os juros recebidos pela aplicação da minhas poupanças em depósitos a prazo e de natureza idêntica. A partir de agora, o meu banco vai ter que revelar ao Fisco os meus rendimentos daquelas proveniências. Gaita! Já dei instruções ao meu banco para colocar tudo em off shores, com recomendação de que o não faça na Madeira, já que não tenho confiança no Alberto João. E quanto mais longe, melhor. Era o que me faltava...

Gilbert Becaud - L'important c'est la rose

FIFA, ESSA INSTITUIÇÃO DEMOCRÁTICA

Depois da polémica de algumas arbitragens no Mundial de Futebol, onde são validados golos irregulares e anulados golos válidos, a democrática FIFA proíbe a repetição, nos ecrãs dos estádios, dos lances polémicos. A bem da Nação, digo, a bem dos poderosos da bola e dos seus dirigentes. Será que a FIFA já tem um vencedor do Campeonato do Mundo, que o mundo ainda não conhece?

CONTINUA A TRAPALHADA

O governo adiou por um mês a entrada em vigor da cobrança das SCUTs. Continua a trapalhada e a desorientação. Por que não faz ele, governo, o trabalho de casa, a tempo e horas?

NEM LÁ VOU NEM...

Cavaco Silva promulgou as medidas adicionais do PEC, tendo enviado para o Tribunal Constitucional, para fiscalização sucessiva, algumas (não se sabe quais) medidas de carácter fiscal. Ainda que solicitando urgência na apreciação, sabe-se que o TC é moroso neste tipo de apreciações. Daqui a alguns meses, o TC vai pronunciar-se e, das duas, uma: a lei é constitucional e tudo como dantes e quem pagou pagou bem, ou a lei é inconstitucional e tudo como dantes, também, já que uma lei existente proibe a devolução do indevidamente cobrado.
Cavaco Silva continua no seu melhor. Pilatos (conhecem?) não faria melhor.

ÁFRICA - VIDA ANIMAL

Casal de rinocerontes

(A: B»Nick Brandt)

FOTO DO DIA


Avião a "aterrar" na Lua, em Durban
(Le Figaro)

Tito de Morais, as comemorações e o socialismo


Comemorações do Centenário de Tito de Morais.

Era um socialista desperto, vivíssimo. O seu olhar mostrava essa vivacidade tenaz, com uma pitada de ironia. Ainda o conheci. Há pouco li (nessas leituras apressadas da net) que teria sido de uma geração exemplar que talvez não tivesse tido continuadores. Não sei se li bem. De qualquer forma, é preciso que os haja. Vai havendo, felizmente.

Abram alas, para essas gerações passarem. É preciso continuar...

Para isso é que servem os centenários - temos também aí o da República à porta. Para mostrar a actualidade do que se celebra.

Um outro grande pensador socialista do nosso tempo, Fernando Pereira Marques (mas homem da prática, que esteve no Maio de 68 e passou pelas masmorras da PIDE), escreveu um livro notável, de inspiração anteriana: Esboço de um Programa para os Trabalhos das Novas Gerações, Porto, Campo das Letras, 2007. Porque não lê-lo, discuti-lo?
Não nos esqueçamos nunca que a esperança está nas novas gerações. Não como bordão de linguagem dos discurso dos mais velhos, mas como realidade inevitável, lei inexorável da vida. Para que uma ideologia deixe de existir basta que morram os que a professam e não haja novos.

Pensemos nisto.


foto citada de aqui

EFEMÉRIDES


Dia de S. Pedro e de S. Paulo

Neste dia, no ano de 67, S. Pedro terá sido cruxificado (na foto, a pintura de Caravaggio)

No ano de 1900, também neste dia, nasceu Antoine de Saint-Exupéry, escritor e aviador francês, autor de O Princepezinho, que quem ainda não leu é obrigado a ler.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

A VERDADE É SÓ UMA E ESTÁ NO SITE

Quem quiser conhecer toda a verdade deve consultar o site da Presidência da República.
Mas, tal como Mário Soares, também domino mal esta coisa das novas tecnologias.
Como posso, então, conhecer toda a verdade que que está na cabeça do Predidente e no tal site?
Quem me dá uma mãozinha?

MUNDIAL

Parece que as arbitragens de ontem do Mundial deixaram muito a desejar.
E o Maradona, o Messi e o Di Maria, como esperado, seguem em frente.

FOTO DO DIA

A força do futebol

(Le Fígaro)

CARTOONS


Isento de IRS
(Peridis, in El País)

ÁFRICA - VIDA ANIMAL


Rinoceronte na água
(A: Nick Brandt)

EFEMÉRIDES


.
.
.
.
.
Neste dia, em 1914, é assassinado, em Sarajevo, o arquiduque Francisco Fernando, do império austro-húngaro, que haveria de desencadear a Primeira Grande Guerra.

domingo, 27 de junho de 2010

MUNDIAL

Agora vou ver o Argentina-México. Torço pelo Maradona.

A DEMISSÃO?

Cavaco ainda não demitiu o Sócrates? Por que espera?

MUNDIAL

Mais uma equipa europeia (já se sabia) que regressa a penates, a Inglaterra, cujo jogo contra a Alemanha não tive oprtunidade de ver. Uma derrota pesadota...Quem se segue?